quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Devil's Nipples, Satan's Tango


  Sátántangó, chef d'oeuvre de 7 horas realizada por Béla Tarr, lançada em 1994, é o ponto de partida para a criação deste blog. O Tango, que o título húngaro refere, sugere uma abordagem a artes que não exclusivamente o cinema. A entrada em 2012 ajudou na escolha do nome para o sítio; 12 são os movimentos do Tango (it follows the tango scheme of going six moves forward, then six back ).

  A música, que tanta importância terá neste blog, é em Sátántangó criação de Mihály Víg, colaborador de Tarr de
Kárhozat até ao último trabalho do autor, A torinói ló. Tarr decidiu parar por considerar nada mais ter a dizer, por achar que nada novo pode oferecer através da sua expressão criativa. Por esse e por outros motivos, 2012 talvez não seja um ano tão rico, económica ou artisticamente.

  Em Portugal a cultura perde a toda a força os apoios a que tinha direito. Nem por isso as esperanças para os avanços artísticos portugueses (já na economia talvez não haja tão talentosos artistas) são menores.

  Musicalmente podemos muito provavelmente contar com novos trabalhos de B Fachada, que parece agora, inexplicavelmente, dividir tantas opiniões e com o quase-certo novo álbum de Wraygunn. A nível internacional teremos nomes sonantes como o  do duo francês Air, que lança o álbum Le Voyage Dans La Lune, tão inspirado por Georges Méliès e pelo seu filme de ficção-científica datado de 1902.

                                           

  A nível de cinema, Portugal vê o lançamento de novos filmes de João Pedro Rodrigues (A Última Vez Que Vi Macau), Manoel de Oliveira (que adaptou Gebo e a Sombra de Raúl Brandão) e Miguel Gomes (Tabu confirmado em Berlim), entre tantos outros. Manoel de Oliveira foi um dos cineastas convidados para filmar Guimarães no âmbito dos projectos da capital europeia da cultura. Outros nomes confirmados são os de Pedro Costa, Victor Erice (que continua escondido para as longas-metragens desde o fabuloso El Sol del Membrillo) ou o de Jean-Luc (Cinema(?)) Godard (aquele que diz que o comunismo existiu uma vez, quando a Húngria jogou futebol em equipa para derrotar os individualistas ingleses). Inspirados numa curta-metragem soberba deste último acabamos o primeiro post com as nossas saudosas boas-vindas (a todos, não a Sarajevo, Bósnia onde o franco-suíço decidiu filmar para Guimarães).

                                        


                                                                                                   Miguel Ferreira e Raquel Pimpão.

Sem comentários:

Enviar um comentário