sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Das Fontainhas ao Casal da Boba

  Juventude em Marcha é a provável conclusão das Cartas das Fontainhas (trilogia editada pela Criterion Collection) de Pedro Costa, que começaram na Casa de Lava (não incluído na edição) ou de forma mais identificável em Ossos.


  Vanda Duarte, actriz (?) de Ossos, pediu a Costa para a filmar com "menos cinema", o que deu origem a No Quarto da Vanda. Depois disso surgiu Ventura, habitante intrigante das Fontainhas que Costa abordou; o pai de todos, com quem filmou Juventude em Marcha.


  Esta evolução cinematográfica passou a correr pela história do Bairro das Fontainhas, que entretanto foi demolido. Os seus habitantes, que incluíam Vanda Duarte e Ventura, foram realojados no Bairro do Casal da Boba, o que pode ser verificado no vídeo abaixo apresentado, parte integrante da odisseia Juventude em Marcha. As paredes brancas, que deram origem a confusão da parte dos novos habitantes (o que levou a frases como casa cheia de aranhas) não são para esta gente equiparáveis às paredes que tinham formado nas suas antigas casas.

  A saudade da família é muita (e Clotilde, terá voltado para Ventura?) e os quase-actores, estas caras feitas para serem captadas pela câmara digital de Costa, não querem, provavelmente pela tristeza e pela revolta, mais cinema na Boba.



  Em 2012 não haverá qualquer produção de cinema português. Palavras de Catarina Martins, do Bloco de Esquerda. Não é que Pedro Costa, que optou por criar o seu próprio cinema, tenha de fazer parte desta citação, que tem muitas razões para ser acreditada, mas sem Fontainhas, para onde vai o cinema deste autor, cuja obra quase se tinha vindo a construir por si própria até agora? Reconciliar-se com a Boba? Para onde vamos nós, Portugal, a nível cinematográfico? Em Marcha!



                                               Juventude em Marcha (é um dos mais belos filmes do Mundo).


                                                                                                  Miguel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário